17 de novembro de 2009

Porque Fanzine?

Me passaram uma missão um tanto quanto complicada de definir "O QUE É FANZINE".
Logo de inicio tenho uma tendência a decifrar primeiro a palavra e depois caminhar pelos conceitos e história.
A palavra "fanzine" vem da abreviação de Fanatic Magazine, de origem norte americano. Partindo desta origem o conceito montado é em cima destas palavras trazidas para o português, são elas, "fã" e "revista". Entre estas duas palavras podemos construir um universo de significados, porem agora vamos nos fortalecer da história pra entender como isto tudo se desenvolveu chegando até onde estamos hoje.
Os primeiros fanzines tiveram sua origem nos Estados Unidos em 1929 com a finalidade de estudar a história do quadrinho. (não é preciso nem dizer que esta produção foi feita por pessoas que eram totalmente fãs de quadrinhos.)
Mas não é somente esta qualidade de "fã" que faz o fanzine ser o que ele é, isto vem acompanhado de outras informações como por exemplo o baixo custo vindo da produção muitas vezes feita a mão e fotocopiado para distribuição. Suas edições não tem compromisso com a periodicidade e sim com o acontecimento, além de ser um meio de difundir uma opinião sob determinado assunto de interesse do autor ou de um grupo.
Por ter uma origem nos quadrinhos, faz parte da estética do fanzine a ilustração, o desenho livre, e até mesmo a própria escrita manual e a caligrafia.
Levantando todas estas características, percebo neste momento uma grande semelhança deste meio de comunicação chamada fanzine para os atuais blogs, que são ferramentas on line, personalizadas por seus autores, onde cada um torna publico sua opinião a respeito de algo que goste ou mesmo de algo que não tenha afinidade.
Agora vamos voltar para este exato momento onde você esta lendo este texto que se foi publicado em um fanzine, (talvez seu primeiro com esta midia) e recebendo esta quantidade grande de informações. Pensando nisso eu espero que nestes mais ou menos 5 minutos de leitura você tenha se encantado por este veículo de comunicação e se torne nosso leitor assíduo ou mesmo nosso colaborador.
Caso queira mandar seu desenho ou texto para ser publicado nas próximas edições, mande para o e-mail
fanzinefanaticos@gmail.com que vamos ter o prazer de ter um pouco de você aqui no nosso espaço.

Sabrina del Bianco
Designer Gráfico - Sociedade Design - Goiânia
Professora da Faculdade de Design - FESURV

Um comentário:

  1. Em um curso tomei conhecimento do Fanzine e logo me apaixonei, pois que riquesa de material para se trabalhar nas salas de aula no ensino médio, porém peço orientação/ideias/novidades...
    Com certeza mandarei textos e uns Fazines...

    ResponderExcluir